A tireoidite subaguda, também conhecida por tireoidite de De Quervain, é uma condição clínica onde o paciente apresenta febre, dor de forte intensidade na região onde está localizada a glândula tireóide, podendo ou não apresentar sinais e sintomas de um hipertireoidismo, como palpitação, tremor, irritabilidade e piora do padrão de sono.

Normalmente a tireoidite subaguda acontece após algum processo infeccioso viral, como uma gripe ou outra infecção das vias aéreas. O diagnóstico é essencialmente clínico, sendo que alguns exames laboratoriais ou cintilografia da glândula tireóide podem auxiliar no diagnóstico quando o quadro clínico não é tão típico.

Grande parte dos pacientes apresenta resolução espontânea, e o tratamento é instituído nos casos onde os sintomas são importantes. A introdução do tratamento tem rápida resposta e os sintomas desaparecem em poucos dias. A doença apresenta cura completa, e não evolui para hipotireoidismo. Muitos pacientes confundem a tireoidite subaguda com a tireoidite de Hashimoto, sendo que esta além de não causar dor nem febre, pode evoluir para hipotireoidismo em boa parte dos pacientes.