Chamamos de ginecomastia o aumento da glândula mamária de um os ambos os lados no sexo masculino. Transitoriamente qualquer adolescente em puberdade pode ter um discreto aumento da glândula, muitas vezes imperceptível, porém o paciente tende a ter um aumento da sensibilidade local, com um pouco de dor. À medida que a puberdade se desenvolve, a tendência é que esse aumento, mesmo que pequeno, desapareça.
Alguns meninos podem ter esse aumento de forma mais significativa, sem nenhuma doença associada, mas a ponto de a mama aumentar de volume, o que pode causar baixa autoestima e constrangimento para o paciente. Os casos de maior intensidade nem sempre se revertem e em algumas vezes até o tratamento cirúrgico pode ser considerado.
Existem causas a serem investigadas para a ginecomastia (que quando associada a outras doenças, pode ocorrer em adultos, adolescentes e crianças). As mais comuns são doenças da tireóide, todas as causas que interferem com a produção ou a ação do hormônio masculino ( doenças genéticas como a Síndrome de Klinefelter, doenças da glândula hipófise, doenças que afetem os testículos) , patologias que produzem hormônios que por sua vez levam ao aumento das mamas, doenças do fígado e uso de algumas medicações. As causas secundárias , quando passíveis de tratamento, normalmente reverter o quadro.