O tratamento intensivo das pessoas com diabetes por meio de várias aplicações de insulina ao longo do dia e consequentemente um maior número de medidas de glicemia leva a um melhor controle, porém requer maior comprometimento e disciplina do paciente. Muitos realizam seis, oito e às vezes 12 medidas de glicemia capilar ao dia, para ter a flexibilidade de se alimentar com maior frequência ou ter maior segurança durante períodos de maior jejum ou prática de atividades físicas.
Os sensores de glicose em tempo real não medem a glicose diretamente do sangue, mas do espaço entre as células, aplicado abaixo da pele (glicose intersticial). Realizam em geral uma medição a cada 5 minutos, que pode ser vista em um monitor, ou em alguns modelos de bomba de infusão. Como a glicose não é medida do sangue, existe uma variação entre as medidas do sensor e do medidor de glicose convencional. Essa diferença não significa que o sangue seja melhor que o sensor ou vice-versa. Na verdade, são meios diferentes de se aferir a glicose e raramente vão coincidir em números, pois uma medida é feita no sangue e a outra na gordura abaixo da pele.
Com os medidores de glicose capilar convencionais (medidas no sangue) falamos em valores de normalidade. Com os sensores de glicose, falamos em tempo na faixa alvo, ou seja, como os sensores medem a glicose continuamente, o resultado mostrado lembra um exame de holter do coração, com gráficos em forma de uma linha contínua. Analisando esses gráficos ao longo das semanas, recomenda-se que uma porcentagem desses valores esteja em uma certa faixa de normalidade, que na maioria das pessoas é de 70 a 180. Dependendo do paciente (adulto ou pediátrico, gestantes, pacientes com doença cardíaca ou que já tiveram condições como acidentes vasculares cerebrais ou derrames) essa porcentagem pode variar, bem como a faixa de normalidade.
Atualmente existem sensores integrados a bombas com duração de seis dias, sensores independentes com duração de 14 dias e em breve teremos sensores implantáveis com duração de até 90 dias