foto de tronco e rosto de duas crianças

Meninos e meninas cada vez mais cedo iniciam os primeiros sinais de puberdade de forma nem sempre associada a alguma doença. Os sinais de puberdade como aparecimento de pelos mais escuros na região genital, ou desenvolvimento do broto mamário nas meninas (conhecida como telarca) indicam puberdade e o que chamamos de precoce depende da idade em que a criança se encontra.

Detalhes

A puberdade precoce ( quando iniciada abaixo dos 8 anos no caso das meninas e abaixo dos 9 anos nos meninos) pode simplesmente estar associada a uma maturação mais rápida e ativação mais precoce das áreas no sistema nervoso que secretam tais hormônios ( hipotálamo e glândula hipófise), ou podem estar associadas a doenças como pequenos tumores benignos da glândula hipófise, algumas disfunções hormonais ou tumores das glândulas suprarrenais (ou adrenais). Normalmente a puberdade é caracterizada pelo desenvolvimento de mamas nas meninas e aumento do tamanho dos testículos e pênis nos meninos. O aparecimento de pelos na região pubiana isoladamente, o que chamamos de pubarca, não necessariamente está associado ao início da puberdade. A pubarca precoce isolada merece investigação distinta, considerando doenças das glândulas suprarrenais etc.

Como a variedade de doenças e disfunções que pode causar a puberdade precoce é grande, a avaliação clínica com exames laboratoriais e de imagem consegue com precisão detectar a causa e o tratamento instituído, cujos objetivos principais são garantir uma altura na idade adulta que seja adequada para a altura dos pais, além de garantir que o paciente desenvolva maturidade psicológica para compreender tais alterações.