A aplicação de medicações injetáveis para o diabetes de forma correta é fundamental para que o tratamento seja bem sucedido. Aplicações em áreas inadequadas, com técnicas inadequadas e sem realização de rodízio podem provocar alterações na pele conhecidas como lipodistrofias, prejudicando a própria ação local do hormônio.
Algumas orientações são fundamentais para a correta aplicação:

Em primeiro lugar decida onde vai aplicar a injeção: escolha uma área onde você tenha tecido gorduroso, como por exemplo :

1. Abdome: É importante distanciar pelo menos dois dedos (2-3 cm) do umbigo ou de qualquer cicatriz que você tenha.
2. Pernas: A melhor área na perna é a parte superior externa da coxa. Deve-se injetar 10 cm (ou o equivalente à largura da mão) acima do joelho e pelo menos 10 cm abaixo da parte superior da coxa.
3. Braços: É importante aplicar a injeção dentro do tecido gorduroso na parte detrás (não do lado) do braço entre o cotovelo e o ombro.
4. Nádegas: O melhor é injetar no quadril ou “área da carteira”, não na área inferior da nádega.

Importante : Alterne o lugar dentro da área onde vai aplicar a injeção. Injetar-se muitas vezes exatamente no mesmo lugar pode causar:

1. “Caroços” ou depósitos de gordura, também conhecidos por lipodistrofia
2. Dificuldade na absorção da insulina no local
Após a aplicação, conte até pelo menos 10, lentamente, antes de retirar a agulha. Agulhas de 4 e 5 mm devem ser usadas com 90 graus em relação à pele, e nunca inclinadas . Também não há necessidade de se realizar “pregas”, levantando a pele para a aplicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *