A neuropatia diabética é uma complicação responsável por 50 a 75% das amputações de membros inferiores , estando associada ao descontrole dos níveis de glicemia ao longo dos anos. Pode causar muito desconforto ao paciente prejudicando sua qualidade de vida.

Níveis de glicemia persistentemente elevados ao longo dos anos podem causar complicações em diversos órgãos. E o sistema nervoso é um dos sistemas do nosso corpo que estão sujeitos a tais complicações. É o que chamamos de neuropatia diabética.

Os sintomas da neuropatia diabética dependem dos tipos de nervos acometidos. No caso dos nervos das extremidades, o que chamamos de neuropatia periférica, o paciente pode ter redução na sensibilidade das mãos e pés ao toque (tato), à dor, a alterações de temperatura (perdendo a capacidade de distinguir calor de frio) e ter uma forma dolorosa, intensa, de difícil tratamento, dificultando a colocação de calçados, e até mesmo que cobrir-se com um lençol à noite

O tratamento da neuropatia diabética depende em primeiro lugar, de um bom controle do diabetes, associado a medicações específicas para dores relacionadas a alterações dos nervos (dor neuropática).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *