A doença celíaca é causada pela intolerância ao Glúten, presente em alguns tipos de massas e pães. Pacientes com diabetes tipo 1 tem maior risco de desenvolver a doença. A doença celíaca é causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, vodka e alguns doces, provocando dificuldade do organismo de absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água.

Pessoas com diabetes tipo 1 apresentam maior risco de desenvolver a doença celíaca pois ambas são consideradas doenças autoimunes, ou seja, há produção de anticorpos feita pelo próprio organismo, contra as células do pâncreas ( no caso do diabetes), e contra algumas proteínas e enzimas relacionadas à absorção de nutrientes pelo intestino delgado. Os sintomas mais graves da doença celíaca são diarréia com perda de gordura nas fezes, vômito, perda de peso, inchaço nas pernas, anemia, alterações na pele, fraqueza das unhas, queda de pêlos, diminuição da fertilidade, alterações do ciclo menstrual e sinais de desnutrição. Porém, muitos pacientes tem um quadro leve de dor abdominal, cólicas, e um ou outro episódio de fezes mais amolecidas.

O diagnóstico é feito pela simples dosagem de alguns anticorpos no sangue, e o tratamento consiste em suspender a ingestão de glúten. Em diabéticos, a doença celíaca não tratada aumenta o risco de hipoglicemia, e leva à piora geral do controle do diabetes, além de prejudicar o desenvolvimento de crianças, aumentar o risco de doenças como osteoporose na vida adulta e outras deficiências de vitaminas e minerais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *